quinta-feira, 4 de outubro de 2007

O universo conspira


Procuro fórmulas em pensamentos vagos. Inutilmente e insistentemente, pois sei que não há fórmula exata para o que nem eu mesmo sei onde vai chegar.
Mas as procuro. Nas melhores fases do meu passado. Em pensamentos direcionados que me provocam sorrisos e saudades. Não quero regredir ao passado. Apenas tento encontrar nele o caminho que me levou onde nem mesmo eu poderia imaginar chegar, embora sempre tivesse sonhado com aquilo.

Às vezes percebo que nem tudo está ao nosso controle. Apenas as escolhas mais burocráticas, como se vamos seguir em frente, dobrar a esquerda ou a direita. Mas se vamos corresponder a um sorriso, a um olhar e até mesmo a um aceno desconhecido podem fugir ao nosso controle. E ainda mais as conseqüências de seus efeitos e a durabilidade desses possíveis efeitos.
Sim. Percebo que não há uma fórmula ou um cálculo exato. Eu agi exatamente como agiria se tivesse 16 ou 42 anos. Pois embora nem tudo tenha sido perfeito foi exatamente como deveria ser.

Há certas coisas que só ocorrem por que o mundo conspira para que aconteçam. Muitas destas você não precisa mover nem mesmo um fio de seus cabelos e elas tomam proporções insustentáveis. Para outras, você soma forças com o mundo e elas transformam sua vida. Daí você enxerga que para algumas coisas não há uma resposta exata, apenas opções. Nem uma é mais correta que a outra, apenas levam cada uma a um caminho.

Nenhum comentário: